Respiração

Vida é inspiração. Arte é expiração.


Pensamento meu enquanto devaneio sobre a significação da Arte em minha vida e, dessa vez, não falo apenas da dança.
Como seria humanidade sem a Arte?
Honestamente, acho que seria no mínimo triste, quase morta, cruelmente mecânica e gélida.
Existe uma citação de Mokiti Okada, (fundador da Igreja Messiânica) que diz assim: “Se a Arte não existisse, a vida seria seca e sem sabor, como se estivéssemos dentro de uma cela de pedras.” Esta ideia nos fornece uma boa pista da real importância da Arte em nossas vidas: desanúvio das nossas emoções, sobretudo aquelas difíceis de serem verbalizadas.

A Arte torna dizível a palavra muda.

Ensina o artista e também o apreciador. Toda obra artística comunica, reverbera, inquieta, espelha. A Arte é didática. Conta a vida através da cor, da melodia, do barro, do gesto. Por instantes, suspende o sujeito de sua realidade maçante e previsível, de asfalto e de muros, abrindo em sua mente espaços arejados que o faz pensar em coisas ainda nem cogitadas por si próprio. Com essa habilidade, a Arte não precisa ser panfletária.

É por isso que necessitamos dela, foi para isso que a inventamos: para que ela nos resgate das águas densas do cotidiano. É a mão quente sobre o peito que se movimenta esvaziando os pulmões lotados das obrigações, tensos pelas provocações e saturados pelas palavras não ditas.

Vida é inspiração. Arte é expiração.

Anúncios

3 comentários em “Respiração

  1. Ta inspirada eim Vivi! Parabéns!

  2. Hanna Aisha disse:

    Oi, Vi
    encontrei em um livro científico uma parte grande falando sobre a importância da arte pra evolução da consciência em seres humanos e resumi um pouco neste post: http://hannaaisha.blogspot.com.br/2012/10/a-neurociencia-da-danca-parte-2.html

    • Vivi disse:

      Conheço alguns textos de Damásio e tenho um livro dele com a Françoise Dolto (A criança no espelho). Porém, este que vc cita no blog ainda não conhecia, boa recomendação! De uma forma geral, percebemos que tanto os teóricos da filosofia, quanto os da psicologia, falam coisas parecidas sobre a necessidade da Arte para o ser humano. E nós, que estamos inseridos de forma atuante nela, também reconhecemos toda essa importância, da mesma forma que eles, ainda que com outras palavras. E viva a Arte!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s